POLÍTICA DE QUALIDADE

  • Oferecer viagens que satisfaçam as necessidades de mobilidade dos clientes;
  • Atender aos requisitos dos clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e sociedade;
  • Buscar a Excelência Operacional através do controle de riscos e da melhoria contínua dos processos

POLÍTICA DE COMPLIANCE

Encorajar os colaboradores e parceiros de negócio na busca por padrões éticos e de conformidade no atendimento aos requisitos das partes interessadas, através do controle dos riscos e da melhoria contínua do Sistema de Gestão de Compliance.

NOSSA MISSÃO

Promover a mobilidade urbana buscando elevar a satisfação de nossos clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

NOSSA VISÃO

Ser até 2025 um Grupo reconhecido pela sociedade, no âmbito do estado do Rio de Janeiro, por sua Excelência Operacional e transporte público de qualidade.

NOSSOS VALORES

  • Relacionamento: Gente que gosta de gente. Compromisso em servir com qualidade e responsabilidade.
  • Ambiente positivo de trabalho, pertencimento e comprometimento: Gente comprometida em ajudar.
  • Parceria e confiança: Cliente em primeiro lugar.
  • Rentabilidade e sustentabilidade: Saber cuidar do negócio.
  • Transparência: Compromisso com a verdade.

Quem Somos

A Rio Ita é uma tradicional empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros com atuação intermunicipal no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, em 2025, a empresa opera com cerca de 380 veículos, distribuídos em quatro unidades operacionais:

  • Matriz BR-101 – São Gonçalo

  • Filial Itaboraí

  • Filial Rio Bonito

  • Filial Cachoeiras de Macacu

Com uma equipe de aproximadamente 1.360 colaboradores, a Rio Ita se destaca por seu compromisso com a mobilidade urbana, segurança, qualidade no atendimento e responsabilidade socioambiental.

Em 2023, a empresa passou por uma importante mudança em sua direção, marcando o início de um novo ciclo de modernização e fortalecimento institucional, sempre com foco na eficiência dos serviços prestados à população fluminense

Nossa História

Há mais de 70 anos atrás (em 1954), nasce a Rio Ita na cidade de Miracema (RJ), fruto da visão empreendedora de empresários da região. Seu nome tem origem na primeira concessão da empresa: a linha Rio de Janeiro x Itaperuna. Durante três décadas, a empresa se desenvolveu conectando diversas cidades do Noroeste Fluminense — como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Itaocara — à capital do estado e à cidade de Niterói, por meio de operações com ônibus rodoviários.

No final da década de 1970 e início dos anos 1980, a empresa iniciou uma importante transformação no perfil de suas atividades. Com a entrada de novos sócios, as linhas do Noroeste foram negociadas e a Rio Ita passou a atuar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Região dos Lagos, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória.

Com a entrada no segmento de transporte coletivo urbano, a empresa experimentou um crescimento acelerado ao longo dos anos 1980, consolidando-se como uma das principais operadoras do setor. Incorporou novas linhas, expandiu sua frota de 170 para mais de 600 veículos e construiu sua principal Unidade de Negócio às margens da BR-101 (sua matriz até os dias atuais), no bairro de Itaúna, em São Gonçalo (RJ).

No entanto, a trajetória da Rio Ita também foi marcada por desafios. No final da década de 1990, importantes mudanças no modelo de transporte de passageiros no estado exigiram adaptação e aprimoramento por parte das empresas. Consciente de seu papel na mobilidade urbana e na vida das pessoas, a Rio Ita enfrentou esse período com coragem, passando por uma significativa reestruturação e aprimorando sua gestão em busca de mais eficiência e qualidade.

Fotos: Internet
Linha Niterói - Alcântara em julho de 1982

Linha Niterói – Alcântara em julho de 1982

Linha Niterói - Alcântara em julho de 1982

Primeiros ônibus articulados adquiridos em 1991

Nos anos 2000, com foco em inovação e responsabilidade, a empresa investiu fortemente na capacitação de seus profissionais, na adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e na melhoria de seus processos. Como resultado, implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade e conquistou a certificação ISO 9001 em suas três unidades: Rio Bonito (2012), São Gonçalo/BR-101 (2014) e Itaboraí (2015).

Atenta às transformações do mercado e às exigências em Governança Corporativa, a Rio Ita lançou seu Código de Ética, reafirmando seu compromisso com a transparência, a integridade e a ética nos negócios. Também aderiu ao Pacto Global Anticorrupção, reforçando sua postura responsável perante a sociedade.

Em 2010, com a crescente demanda por inovação tecnológica, a empresa incorporou soluções modernas de tecnologia como GPS, planejamento inteligente, validadores biométricos e com reconhecimento facial, além do monitoramento online de linhas e eventos externos. Para viabilizar essa modernização, a Rio Ita inaugurou seu Centro de Controle de Operações, uma das estruturas mais avançadas do setor no estado, com painel de LED medindo aproximandamente 6m x 2,60m, renovou sua frota, ampliou a oferta de veículos climatizados e realizou pesquisas de satisfação e demanda para aprimorar ainda mais seus serviços.