Quem Somos
A Rio Ita é uma tradicional empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros com atuação intermunicipal no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, em 2025, a empresa opera com cerca de 380 veículos, distribuídos em quatro unidades operacionais:
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Matriz BR-101 – São Gonçalo
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Filial Itaboraí
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Filial Rio Bonito
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Filial Cachoeiras de Macacu
Com uma equipe de aproximadamente 1.360 colaboradores, a Rio Ita se destaca por seu compromisso com a mobilidade urbana, segurança, qualidade no atendimento e responsabilidade socioambiental.
Em 2023, a empresa passou por uma importante mudança em sua direção, marcando o início de um novo ciclo de modernização e fortalecimento institucional, sempre com foco na eficiência dos serviços prestados à população fluminense
Nossa História
Há mais de 70 anos atrás (em 1954), nasce a Rio Ita na cidade de Miracema (RJ), fruto da visão empreendedora de empresários da região. Seu nome tem origem na primeira concessão da empresa: a linha Rio de Janeiro x Itaperuna. Durante três décadas, a empresa se desenvolveu conectando diversas cidades do Noroeste Fluminense — como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Itaocara — à capital do estado e à cidade de Niterói, por meio de operações com ônibus rodoviários.
No final da década de 1970 e início dos anos 1980, a empresa iniciou uma importante transformação no perfil de suas atividades. Com a entrada de novos sócios, as linhas do Noroeste foram negociadas e a Rio Ita passou a atuar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Região dos Lagos, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória.
Com a entrada no segmento de transporte coletivo urbano, a empresa experimentou um crescimento acelerado ao longo dos anos 1980, consolidando-se como uma das principais operadoras do setor. Incorporou novas linhas, expandiu sua frota de 170 para mais de 600 veículos e construiu sua principal Unidade de Negócio às margens da BR-101 (sua matriz até os dias atuais), no bairro de Itaúna, em São Gonçalo (RJ).
No entanto, a trajetória da Rio Ita também foi marcada por desafios. No final da década de 1990, importantes mudanças no modelo de transporte de passageiros no estado exigiram adaptação e aprimoramento por parte das empresas. Consciente de seu papel na mobilidade urbana e na vida das pessoas, a Rio Ita enfrentou esse período com coragem, passando por uma significativa reestruturação e aprimorando sua gestão em busca de mais eficiência e qualidade.
Fotos: Internet

Linha Niterói – Alcântara em julho de 1982

Primeiros ônibus articulados adquiridos em 1991
Nos anos 2000, com foco em inovação e responsabilidade, a empresa investiu fortemente na capacitação de seus profissionais, na adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e na melhoria de seus processos. Como resultado, implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade e conquistou a certificação ISO 9001 em suas três unidades: Rio Bonito (2012), São Gonçalo/BR-101 (2014) e Itaboraí (2015).
Atenta às transformações do mercado e às exigências em Governança Corporativa, a Rio Ita lançou seu Código de Ética, reafirmando seu compromisso com a transparência, a integridade e a ética nos negócios. Também aderiu ao Pacto Global Anticorrupção, reforçando sua postura responsável perante a sociedade.
Em 2010, com a crescente demanda por inovação tecnológica, a empresa incorporou soluções modernas de tecnologia como GPS, planejamento inteligente, validadores biométricos e com reconhecimento facial, além do monitoramento online de linhas e eventos externos. Para viabilizar essa modernização, a Rio Ita inaugurou seu Centro de Controle de Operações, uma das estruturas mais avançadas do setor no estado, com painel de LED medindo aproximandamente 6m x 2,60m, renovou sua frota, ampliou a oferta de veículos climatizados e realizou pesquisas de satisfação e demanda para aprimorar ainda mais seus serviços.